Pular para o conteúdo principal

Bem-formada, nova geração chega mal-educada às empresas, diz filósofo


Hoje me chamou atenção a matéria abaixo, então compartilho um pouco sobre ela e depois faço meu parecer... 
Juliana Starosky

-------------------------------------------------------------------
Ingrid Fagundez Da BBC Brasil em São Paulo
25 agosto 2016

Segunda-feira, seis da manhã. O despertador toca e você não quer sair da cama. Está cansado? Ou não vê sentido no que faz?

Na introdução de seu novo livro, o filósofo e escritor Mario Sergio Cortella coloca em poucas palavras o questionamento central da obra Por que fazemos o que fazemos?. Lançada em julho, ela trata da busca por um propósito no trabalho, uma das maiores aflições contemporâneas.

Em entrevista à BBC Brasil, Cortella, também doutor em Educação e professor, fala como um mundo de múltiplas possibilidades levou as pessoas a negarem ser apenas uma peça na engrenagem.

O filósofo explica como a combinação de um cenário imediatista, anos de bonança e pais protetores fez com que a "busca por propósito" dos jovens seja muitas vezes incompatível com a realidade.

"No dia a dia, eles se colocam como alguém que vai ter um grande legado, mas ficam imaginando o legado como algo imediato."

Leia matéria completa: http://www.bbc.com/portuguese/geral-36959932

------------------------------------------------------------------------------------

Debatendo a matéria

Por Juliana Starosky

O que penso é que não se trata apenas dessa geração o imediatismo e a falta de tolerância à frustração. Tenho um filho de 4 anos e vejo como ele exige que tudo seja feito imediatamente e como mãe tenho em minhas mãos o desafio de dizer à ele que "nem tudo gira em torno de seu umbigo" que também preciso de tempo para mim e que ele precisa saber esperar eu terminar o meu café ou atender à uma ligação.

Mas, tendo entrevistado diversos profissionais e acompanhado a carreira de diversos outros, vejo que não se trata apenas de uma geração e sim de um modelo de comportamento que alguns adotaram na infância e levam até hoje na vida profissional e pessoal. 

O que eles fazem? Fazem birra dentro das empresas, quando algo não esta de acordo com o que desejam, tem baixa tolerância à frustração à mudanças. Exatamente isso, quando o novo chega e gera desconforto só faltam se jogar no chão e espernear como crianças de 4 anos quando lhes tiram o brinquedo. 

Mas o que é isso? A falta de inteligência emocional, a falta do autoconhecimento e entender que crescer e conviver com outras pessoas é ter que se superar a cada dia. É entender que nem tudo será como desejamos e teremos "líderes" fáceis e outros nem tanto. E que não podemos demitir eles, mas podemos tentar trabalhar com eles. Mas, como? Você conhece aquele livro - "Como trabalhar para um idiota?" Compre ele, talvez ele tenha a receita de bolo que procura.

Sinceramente, eu não sei. Para cada pessoa, algo faz sentido descubra o que faz sentido para você, ler um livro, ver um filme, falar com alguém mais experiente, fazer terapia, fazer coaching (o que não é terapia, claro mas muitos Coachs estão se julgando psicólogos). Fiquei pensando, porque gastei tanto $ e tempo fazendo faculdade de psicologia, se eu soubesse que esse Coaching viria para revolucionar o modelo de atendimento à pessoas, teria feito apenas algumas semanas e teria "descoberto a cura para o mal da civilização". 

Você quer crescer profissionalmente e pessoalmente? Então, realmente CRESÇA e AMADUREÇA, pare de fazer birra e se colocando no papel de vítima porque isso não irá levar você à lugar algum. Pare, respire, conte até 10 e seja inteligente emocionalmente. Não tente ser perfeccionista, porque isso nos faz sofrer, mas sempre procure dar o seu melhor.

Quando eu comecei meu estágio em psicologia, queria muito aprender sobre Hunting e trabalhei em um local que tinha que tolerar e engolir "sapos" de pessoas que se julgavam perfeitas. A questão era que, eu realmente queria aprender mais sobre a profissão e isso tudo me ajudou, a crescer. Você deve estar se perguntando, se sou perfeita. Eu lhe respondo: Não! e acho fantástico isso, porque se eu fosse perfeita, pediria para desligarem a máquina do meu respirador. O bom da vida é estar em constante movimento, se transformando e se reinventado. 

Quando você culpa o mundo, seus pais, seus irmãos, seus líderes, seus colegas de trabalho, ou sei lá o buraco que furou o pneu de seu carro no caminho do trabalho. Você não esta pensando de forma madura, você esta usando um padrão de comportamento limitador que não irá te levar à lugar algum.

Espero de alguma forma, verdadeiramente ter tocado seu coração para que tenha tido algum insight e proporcionado crescimento profissional e pessoal.

Grande abraço,

Juliana Starosky
www.staroskyconsultoria.com.br 
Tags: autodesenvolvimento  - coaching - executive search - carreira - starosky consultoria rh - hunting

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Modelo de Briefing para profissionais em busca de recolocação ou nova colocação.

Prezados Amigos, Encaminho para quem tiver interesse e necessidade de um modelo de briefing profissional para encaminhar ao seu networking em busca de uma nova colocação ou recolocação profissional. O Briefing pode ser encaminhado tanto por e-mail, como pelos grupos profissionais do LinkedIn. Desejo sucesso em suas buscas. Grande abraço, Juliana Starosky Consultora em Gestão de Talentos LinkedIn:  http://br.linkedin.com/in/julianastarosky           ____________________________________________________ Prezado XXX, Tomo a liberdade em contatá-lo, pois sou Executivo na área de XXX e atualmente estou buscando apoio a uma nova colocação e/ou recolocação em meu projeto de continuação de carreira. Possuo desenvolvimento de carreira em empresas multinacionais e nacionais como: XXXX, YYYY, ZZZ e MMMM. Experiência profissional há XX anos no mercado de alta tecnologia, mais especificamente no segmento de XXX. Desenvolvimento de soluções tecnológicas em redes de voz, dados e víd

Planeje sua carreira!

  Olá Profissional, a dica é assumir o controle dentro do possível, e ter um planejamento e direcionamento em sua vida profissional.

Emoções na pandemia

Durante a pandemia muitos profissionais estão se queixando de diversas emoções pela dificuldade de lidar com elas. Calma, tudo isso é comum e cabe a você buscar apoio de um psicólogo especializado em saúde mental.  Algumas empresas estão oferecendo esse benefício, já outras não! Então cabe a você cuidar de sua mente e corpo. Aqui tenho parceria com profissionais de alto nível e com CRP ativo, que prezam pela ética profissional e confidencialidade durante o processo do atendimento online.  #julianastarosky #terapia #pandemia #psicologo