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Mostrando postagens de agosto, 2013

Afinal, o que é Hunting?

Por Juliana Starosky Sócia Diretora na Starosky Consultoria de RH Boutique especialista em Hunting (Recrutamento & Seleção) de profissionais nas áreas de Vendas e Marketing. O QUE É HUNTING? Hunting é uma técnica usada em processos de Recrutamento & Seleção com objetivo de estudar um mercado de trabalho específico na busca de profissionais especialistas para um determinado cargo. Quando posso usar o hunting? Quando tenho dificuldades em localizar um profissional através de processos e fontes tradicionais de Recrutamento & Seleção.  Para que níveis são usados o Hunting? Para cargos de Consultores Sr, Coordenadores, Engenheiros, Gerentes, Diretores, Vice Presidentes e Presidentes. É fácil fazer hunting? Não. É necessário um treinamento adequado, pois existe toda uma metodologia de inteligência de mercado para então se chegar ao profissional que se deseja abordar e a grande questão, como se deve abordar este profissional. Qualquer empresa pode apli

8 ferramentas de marketing essenciais para empreendedores

Marketing  | 01/08/2013 09:27 Especialista afirma que as ferramentas não podem ser vistas de forma isolada, pois sua aplicação deve estar orientada a intenções estratégicas da empresa Editado por Camila Lam, de  Quais são as ferramentas de marketing indispensáveis para empreendedores? Respondido por   Eduardo Andrade,  especialista em marketing A principal crítica que se faz à busca desenfreada por ferramentas de marketing está na crença superdimensionada de que elas são recursos salvatorianos para remediação de qualquer mal. Embora sejam extremamente úteis, não podem ser vistas de forma isolada. Sua aplicação deve estar orientada a intenções estratégicas e sistêmicas da organização, seja ela de que porte for. Jovens ou inexperientes gestores tendem a se tornar condicionados ao uso das ferramentas de gestão, atraídos pelo caráter prático e objetivo delas. Essa postura vulnerável pode gerar uma miopia para elementos igualmente importantes como ab

6 práticas de RH que sua empresa precisa ter

Para especialistas, o pequeno empresário pode se inspirar em práticas adotadas em grandes corporações e replicá-las, de acordo com a sua realidade Camila Lam, de  PhotoRack São Paulo – Contratar as pessoas certas, reter talentos e engajar os funcionários não são tarefas fáceis. Para Suely Nunes Carneiro Mioto, consultora do Sebrae-SP, o interesse dos pequenos empresários para melhorar as práticas na  gestão de pessoas  tem aumentado. “Desde a contratação das pessoas, eles podem adotar práticas de grandes empresas”, diz. Pode ser financeiramente impossível para uma  pequena empresa  manter uma área de recursos humanos, mas o empresário pode se inspirar em práticas adotadas em grandes corporações e replicá-las, de acordo com a sua realidade. “Para ter uma boa gestão de pessoas não precisa ter ferramentas sofisticadas”, afirma Fernando Dias, diretor da área de consultoria da Career Center. Uma das principais vantagens ao implementar novas medidas é

Processo de Recrutamento & Seleção em Evolução.

Porque atualmente no Brasil o processo de recrutamento & seleção esta ficando cada vez mais “temido” pelos Candidatos? Participar de um processo seletivo, não esta fácil para os candidatos qualificados no mercado de trabalho, começando pelo contato telefônico. “Alô, meu nome é XYZ sou Analista de RH da empresa X ou Assistente de Pesquisa da Consultoria Y e estou com uma vaga em aberto para Diretor de Infraestrutura de TI.” E o candidato do outro lado da linha: “Ah, interessante só uma dúvida: Você chegou a ler o meu CV? Porque não atuo na área de Infraestrutura e sim de Desenvolvimento de Tecnologia”. Silêncio na linha... e o telefone é desligado. O que acontece? A rapidez com que diversos processos seletivos são feitos, é a mesma rapidez que deixam profissionais como este, descontentes e perdendo seu tempo atendendo ligações de profissionais de RH que nem ao menos se dão ao luxo de ler o CV antes de entrar em contato. Além de, serem profissionais não

Boa liderança favorece resultados das empresas

Pesquisa  | 04/08/2013 12:29 Segundo estudo, o que o líder faz é mais importante do que aquilo que diz. Gilberto Costa , da  Getty Images Liderança: o que o líder faz é mais importante do que aquilo que diz. Lisboa – Pesquisa dirigida a 591 empregados de uma rede varejista de 68 lojas no Brasil aponta que as qualidades e o comportamento de um líder empresarial favorecem o clima corporativo e os resultados dos negócios. Os melhores resultados foram verificados nos estabelecimentos com melhores lideranças. A investigação feita pelo estudante brasileiro Dálcio Reis Júnior, doutorando do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro (centro de Portugal), informa que o líder corporativo “deve ter perseverança, paixão, integridade e humildade combinada com ambição. Deve ainda ser capaz de reconhecer padrões, definir um futuro desejado para a organização e canalizar os esforços dos colaboradores para tal futuro”, explica Armé

As ideias de Ford que ainda valem, 150 anos após ele nascer

Henry Ford não pode ser reduzido apenas à linha de produção; para criar uma das maiores montadoras do mundo, o empresário apoiou-se em ideias que guiam negócios até hoje  01/08/2013 11:18 Luísa Melo , de   Henry Ford: ícone do capitalismo também ensina sobre investimento em retenção e até seleção de talentos São Paulo - Se estivesse vivo, Henry  Ford  completaria 150 anos nesta semana. Além de ser o fundador de uma das maiores montadoras do mundo, Ford aprimorou a linha de produção, em que a montagem de um produto é desdobrada em etapas simples, executadas por funcionários alinhados ao longo de uma esteira. Embora não tenha inventado o método, suas melhorias foram tantas, que o termo “fordismo” ficou para sempre ligado à produção sem série. O modelo é cada vez mais criticado por gurus da administração, que o acusam, entre outras coisas, de só enfatizar a produção em larga escala e se esquecer do bem-estar dos funcionários. Apesar disso, não se entra para a hi

5 negócios para tocar em casa

Com algumas adaptações, trabalhar em casa pode ser uma boa alternativa ao escritório convencional Por Alexandre Finelli - 19/06/2013 É cada vez mais comum encontrar empreendedores que adequaram o ambiente familiar ao negócio (Foto: Shutterstock) Ficar mais perto da família, ter horários flexíveis e maior equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal. Muitos são os fatores que levam as pessoas a trabalhar em casa. Acrescente ainda o fato de que, muitas vezes, o investimento para tocar um negócio da própria casa é menor. “Com o barateamento dos equipamentos de informática e de comunicação, é relativamente barato criar um ambiente funcional para administrar e elaborar suas atividades”, afirma Reinaldo Messias, consultor do Sebrae-SP. Sendo assim, está se tornando cada vez mais comum encontrar empreendedores que adequaram o ambiente familiar ao negócio. “A estrutura física deverá ser adaptável à atividade e não o oposto”, diz. Veja a seguir cinco histórias de quem

Conheça 11 mitos e verdades sobre o coaching executivo

Orientação profissional se populariza, mas ainda causa dúvidas sobre o seu objetivo. Veja a lista do iG com os mitos mais comuns quando o assunto é coaching Murilo Aguiar   - iG São Paulo   |  05/08/2013 06:00:00 Há alguns anos a palavra coaching (do inglês, treinamento ou instrução) já faz parte do vocabulário empresarial quando o assunto é aprimoramento de habilidades. No entanto, poucas pessoas realmente sabem quais são os objetivos deste trabalho. O uso contínuo da palavra coaching em situações equivocadas faz com que este exercício seja popularizado e confundido com outras práticas, como a tutoria e a terapia. Thinkstock/Getty Images Coaching é uma prática que vem gerando muitos mitos ao longo dos anos Por definição, o coaching é um processo em que o profissional (coach), por meio de perguntas assertivas e exercícios práticos, leva o cliente (chamado de coachee) a encontrar soluções para sua necessidade e desenvolver competências. Porém, a confusão em torno do

Mulheres ganham 31% mais que homens na área de marketing, revela pesquisa

Levantamento do serviço SalárioBR apontou sete profissões em que o público feminino tem rendimentos maiores. Construção civil e marketing são destaques iG São Paulo   |  11/06/2013 18:26:00 Thinkstock/Getty Images Analistas de construção civil do público feminino recebem até 19% mais que os homens No cargo de analista de marketing, as mulheres recebem um valor 31% maior que os homens: o salário médio delas é de R$ 3.005,01, contra R$ 2.300,97 dos rendimentos masculinos, revelou um levantamento do serviço de pesquisa de salários e cargos SalárioBR. A pesquisa mostrou também outros seis cargos em que o público feminino leva a melhor no quesito rendimentos. É o caso do analista de construção civil, em que as mulheres recebem até 19% a mais. Já na área de engenharia de automação, o salário é até 12% maior. Leia também:   Pesquisa mostra que salários crescem, mas remuneração variável cai Com rendimento 3% superior, as mulheres se destacam nas funções de diretor de recursos